31.1.05

Por curiosidade fui tentar descobrir meu orixá e acabei sabendo mais de mim do que imaginava.

"Iansã é um Orixá feminino muito famoso no Brasil, sendo figura das mais populares entre os mitos da Umbanda e do Candomblé em nossa terra e também na África, onde é predominantemente cultuada sob o nome de Oyá....

... Em termos de sincretismo, costuma ser associada à figura católica de Santa Bárbara, talvez por causa do raio, já que a santa é sempre invocada para proteger um fiel de uma tempestade. O mesmo acontece com Oyá, que deve ser saudada após os trovões, não pelo raio em si (propriedade de Xangô ao qual ela costuma ter acesso), mas principalmente porque tem sido Iansã uma das mais apaixonadas amantes de Xangô, o senhor da justiça não atingiria quem se lembrasse do nome da amada. Ao mesmo tempo, ela é a senhora do vento e, conseqüentemente, da tempestade... É extremamente sensual, apaixona-se com freqüência e a multiplicidade de parceiros é uma constante na sua ação, raramente ao mesmo tempo, já que Iansã costuma ser íntegra em suas paixões; assim nada nela é medíocre, regular, discreto, suas zangas são terríveis, seus arrependimentos dramáticos, seus triunfos são decisivos em qualquer tema, e não quer saber de mais nada, não sendo dada a picuinhas, pequenas traições. É o Orixá do arrebatamento, da paixão."

Texto extraído do livro Os Orixás, publicado pela Editora Três

28.1.05

A Waltz For A Night
by Julie Delpy

Let me sing you a waltz 
Out of nowhere, out of my thoughts 
Let me sing you a waltz 
About this one night stand 
 
You were for me that night 
Everything I always dreamt of in life 
But now you're gone 
You are far gone 
All the way to your island of rain 
 
It was for you just a one night thing 
But you were much more to me 
Just so you know 
 
I hear rumors about you 
About all the bad things you do 
But when we were together alone 
You didn't seem like a player at all 
 
I don't care what they say 
I know what you meant for me that day 
I just wanted another try 
I just wanted another night 
Even if it doesn't seem quite right 
You meant for me much more 
Than anyone I've met before 
 
One single night with you little Jesse 
Is worth a thousand with anybody 
 
I have no bitterness, my sweet 
I'll never forget this one night thing 
Even tomorrow, another arms 
My heart will stay yours until I die 
 
Let me sing you a waltz 
Out of nowhere, out of my blues 
Let me sing you a waltz 
About this lovely one night stand 

27.1.05

Ui, muitos dias sem escrever por aqui, mas sabe como é, correria, preguiça, mais preguiça que correria, viagens, coisas novas pintando no ar! Um brinde aos 4 pilares do sucesso. O mais legal é quando você começa a planejar umas coisas e elas acontecem. Como por exemplo poder assistir ao filme "Antes do por do sol". Como queria ver esse filme! Acabei vendo em plena Paulista, sola, num dia de chuva, muito bom, relembrei os velhos tempos de cinema à tarde, sozinha....!
Simplesmente lindas as cenas, os diálogos, a relação de carinho e amor entre os dois personagens, como diz uma amiga minha "todo mundo merecia um Ethan Hawke na vida". Fiquei sem entender no início, tudo correndo rápido, o encontro, as conversas, o clima aumentando...nossa foi impactante! Depois os dois no rio Sena, vendo a cidade, o sol se pondo atrás deles, depois a volta à cidade, o apartamento dela. Ai os amigos que não viram me perdoem, mas é impossível não falar da cena que ela chora no carro, que ela admite que ama ele que nunca sentiu aquilo por ninguém, que quando ele foi embora ele levou todos os sonhos dela, levou sua veia de mulher apaixonada, sonhadora, deixando-a com aquela sensação de que não podia amar mais ninguém, não podia se apaixonar por outro homem. É impressionante como algumas relações fazem exatamente isso com a gente, nos deixa tontos, sem saber que caminho seguir depois que aquilo acaba. Isso será o amor verdadeiro? O livro que ele escreve contando a história dos dois, a canção que ela faz pra ele. Oh é tudo tão lindo e sutil, tão real, que juro, poderia acontecer com qualquer um de nós, a qualquer momento. A gente nunca está preparado para se apaixonar, a gente nunca sabe onde pode estar o amor da nossa vida, se isso existe mesmo. Seria mentira minha dizer que não acredito em amor a primeira vista, mas sinto que isso está prestes a acontecer comigo a qualquer momento...eu amo esse filme!

19.1.05


“A alma feminina é um grande mistério. Sinto-me um voyeur diante das mulheres, gosto de observá-las, e não de ser observado por elas. Acho uma contradição isso de dizer que eu expresso muito bem o sentimento feminino, pois, pra mim, as mulheres são um enorme mistério”.

Chico Buarque – Bravo janeiro 2005.


Citações em Os Sonhadores

Filmes:

A Chinesa – Jean Luc- Godard

Amargo Triunfo

Johnny guitar

Juventude transviada

A Vênus Loira

O anjo azul

Rainha Cristina

O acossado - Godard

Bande à part - Godard

Os Incompreendidos – Truffaut ( marco zero da Nouvelle Vague)

De repente, num domingo – Truffuat

Roma Cidade Aberta – Rosselini

Nós que nos amávamos tanto – Ettore Scola

O último imperador- Bertolucci

Músicas e cantores

Non, je ne regrette rien – Edith Piaf

La mer – Charles trenet

Tous lês garçons et lês filles – Françoise Hardy

Jimi Hendriz

Janis Joplin

Jim Morrison


Livros e autores

O Livro vermelho – Mão Tse-tung

Trip to Hanói – Susan Sontag

18.1.05

The dreamers.
Juntos tudo é possível. Juntos nada é proibido.

Eu sou uma sonhadora...

Os Sonhadores, novo filme do Bertolucci é uma prova de amor ao cinema. Isso soa como clichê, mas não tem como definir o filme de outra maneira. Logo no início o espectador pensa: mais um filme que fala de cinema. Mas não é só isso, o filme fala da relação do cinema com as pessoas, como ele influencia a nossa vida, nossa maneira de pensar, de sonhar e ver o mundo.
Os personagens envolvidos na história - Isabele, Theo e Mathew - são jovens cinéfilos que querem vivenciar de todas as maneiras as cenas dos filmes que eles amam. Não há regras, nem moral familiar para impedí-los de realizar suas vontades, de colocar em prática seus desejos mais profundos. O espectador é levado por uma linda história de sedução e fantasias, onde tudo é permitido. Afinal estamos na Paris de 1968 onde os jovens são livres, lutam por seus ideais, querem experimentar sensações e descobrir o sexo. Bertolucci mais uma vez brilha e encanta com sua maneira de filmar. Os detalhes, os ângulos, os olhares dos personagens, os closes, as cenas de sexo chocantes mas sutis. A cada tomada vc se pergunta e o que vai acontecer agora? Será que vamos descobrir tudo que existe entre os três personagens? E a gente descobre e nos sentimos apaixonados por eles, hipnotizados por suas ações, seus rostos sedutores, suas atitudes tão fortes... E percebemos que não só queremos amá-los como também queremos fazer as mesmas coisas que eles e repetir os mesmos atos. E quando saimos da sala queremos viver o cinema, correr pelos corredores dos shoppings, amar alguém loucamente, ser um personagem do Bertolucci...

17.1.05

Livros, livros e livros

Eu estou me tornando uma leitora voraz... Isso porque na última semana consegui ler Budapeste do Chico e Hell, de uma autora que não lembro o nome, em apenas quatro dias.


Budapeste me encantou por que outro dia estavamos em um bar e alguém falou que leu apenas 5 páginas e largou o livro, já outros falaram da maneira como o autor usava as palavras. Acho que acabei lendo por causa dos dois motivos e achei muito bom, um pouco lento certas partes, mas gostei da história de como o personagem principal gosta de conhecer e aprender novas línguas.

Já Hell, inicialmente achei péssimo, muitos detalhes desnecessários, mas depois percebi que a autora estava apenas ambientando o leitor sobre o lugar onde se passava a história. O livro é baseado em uma história real de uma jovem francesa podre de rica. A história fala da vida desses jovens franceses riquissimos que apenas bebem, se drogam e fazem sexo sem saber quando parar. Acho que não reflete só a vida de franceses mas de uma geração de pessoas que não sabem para onde ir, o que fazer e se perdem em meio a tanta falta de opção.

Agora estou lendo Perdas e Ganhos da Lya Luft. O que me espera???

12.1.05

Tava pensando em escrever sobre alguma coisa legal! Mas nada vinha à cabeça, até que lembrei da minisérie "Hoje é dia de Maria". Adorei o primeiro capítulo, me emocionei bastante com a personagem principal - garotinha pequena e frágil e mal - tratada. Me identifico com essas personagens sofredoras, acho que na vida eu queria me passar por uma delas, garota frágil, triste, menosprezada que mais que de repente rompe as barreiras e se transforma numa princesa. Quando era pequena já quis várias vezes sumir no mundo, pegar minha trouxinha e sair por ai, mas nunca concretizei essa idéia e tb nunca tive motivos pra tal, sempre fui muito querida na família, apesar de incompreendida. Por isso carrego comigo essa menininha solitária no mundo, abandonada pela família, triste e sem lar. Na verdade, acho que sempre fui enganada pelos contos de fadas, pelas histórias dos livros. Eu sempre quis ser um personagem de livro, de uma lenda, de um conto, viver histórias irreais e passar por situações de perigo, mas com um final feliz!

10.1.05

Isolabela - Lya Luft

"Quero levar-te àquela ilha
onde serás amada,
onde serás aceita
do jeito que és
Onde podes tirar a máscara
e deixar esplender teu rosto.
Onde minha ternura não se espantará
com teu grão de loucura;
onde minha paixão não diminuirá
com tua parcela de medos;
onde podes ser o que és,
naturalmente
e mesmo assim,
farei de ti uma rainha"

notícias da moda: Fashion Rio começa amanhã! Gisele vem! Eva tb! Onde está a novidade????