10.6.05

Estes dias eu estou em algum lugar entre a Terra e Plutão. Minha cabeça está longe... procurando alguma coisa, palavras, sentimentos, lembranças...quando será que volto pra terra?

Moda...não é pra qualquer um!

Ontem fui a uma palestra com grandes estudiosas da moda: Cristiane Mesquita e Kathia Castilho. Sempre acompanho o que elas escrevem no Moda Brasil e gostei muito do que elas disseram, na verdade esclareceu muitas dúvidas que tenho em relação a moda e porque eu gosto tanto de moda.

A Cristiane é uma pessoa super antenada e mostrou um vídeo documentário muito interessante mas que só pude ver pedaços. Mas isto é moda? traz entrevistas com várias pessoas, jornalistas, estilistas, piscológos e historiadores. É muito legal ver um trabalho desses porque mostra de maneira escancarada como a moda está nas nossas vidas. Não resisti e comprei seu livro "Moda Contemporânea" já estou lendo e adorando...Tem uma frase da Viviane Westood que me chamou muito atenção: "ler livros, isto é o que leva a elegância no vestir. A roupa assenta melhor nas pessoas que estão empenhadas em usar a sua inteligência".

Já a Kathia falou de Moda e Linguagem, que também é o título de seu livro. A moda é uma das linguagens mais arcaicas, considerando que os primatas pintavam seus corpos para se comunicar, mostrar bravura, acasalar etc. A roupa é uma maneira de se expressar, dizer ao mundo a que veio, o que faz, onde trabalha, se quer estar mais perto de Deus...é muito subjetivo e isto me intriga e atrai.

Quando decidi estudar moda era todas estas questões que me intrigavam. Poucos sabem que a moda é muito mais que roupa, ela é linguagem, fenômeno social, é cultura, é a busca pelo novo sempre, é o que mais traduz o ser humano na contemporaneidade. Ela está nas sutilezas e isso mexe com as pessoas.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial